Ford Sinta a Visão. Janela para deficientes visuais “sentirem” a paisagem.

por | 16 mar, 2019 | Tecnologia assistiva | 0 Comentários

Sinta a visão surgiu de uma sessão de brainstorming dirigida pela Ford Italiana com start-ups locais. A Ford abraçou a ideia e financiou um protótipo, que foi desenvolvido pela agência criativa GTB Roma e pelo Projeto Aedo, uma start-up voltada para a fabricação de dispositivos para deficientes visuais.

A janela possui uma câmera embutida que, com o apertar de um botão, fotografa a vista além dela. A foto é transformada em uma imagem em escala de cinza de alto contraste e reproduzida através de pequenos LEDs incorporados no vidro.

Enquanto esta reprodução é invisível a olho nu, os LEDs fornecem feedback tátil, vibrando em diferentes intensidades correspondentes a diferentes tons de cinza – quanto mais branca a cor sob as pontas dos dedos, maior a intensidade da vibração. Existem 255 níveis de vibração disponíveis.

Além disso, a janela inteligente vem com um assistente de voz que, através do sistema de áudio do carro, fornece informações contextuais sobre a vista ao redor.

“Procuramos melhorar a vida das pessoas e esta foi uma oportunidade fantástica para ajudar os passageiros cegos a experimentar um grande aspecto de dirigir”, disse Marco Alù Saffi, porta-voz da Ford da Itália. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples – e pode transformar jornadas mundanas em jornadas verdadeiramente memoráveis.”

Sinta a visão une-se a um crescente campo de novos designs que aproveitam a tecnologia para oferecer às pessoas com deficiência visual mais formas de “ver” o mundo ao seu redor. O campo é de particular interesse para os fabricantes de automóveis, que, com o surgimento de veículos autônomos, poderão em breve projetar produtos para pessoas que antes eram excluídas da direção devido a deficiências.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This