Google Maps para cegos. Navegação otimizada orienta a mobilidade autônoma.

por | 15 out, 2019 | Tecnologia assistiva | 0 Comentários

Pense na última vez que você caminhou para um novo lugar. Quantas ruas você atravessou para chegar lá? Quais cruzamentos foram os mais complexos? Como você se preparou antes de fazer uma curva? E como você sabia que não estava perdida?

Agora pense em fazer a mesma viagem se você fosse uma das 36 milhões de pessoas cegas em todo o mundo, ou uma das 217 milhões de pessoas a mais que têm problemas de visão moderados a graves.

Como uma mulher legalmente cega que mora em Tóquio, sei que conhecer ambientes desconhecidos pode ser um desafio. Eu posso ir facilmente da minha porta da frente para minha mesa de trabalho; é uma viagem que faço regularmente e conheço bem. Mas ir a algum lugar novo e desconhecido pode ser uma experiência intimidadora sem visão para guiá-lo. Em alguns casos, terei um amigo para se juntar a mim em uma viagem, mas em outros posso decidir não fazer a viagem.

Orientação por voz detalhada no Google Maps ajuda pessoas com deficiência visual

A partir de 10 de outubro, Dia Mundial da Visão, o Google Maps está lançando um novo recurso que permite às pessoas receber orientação por voz mais detalhada e novos tipos de anúncios verbais para passeios a pé. Esse recurso é o primeiro no Google Maps a ser construído desde o início por pessoas com deficiência visual. Sinto-me feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a equipe do Maps neste projeto como consultor e testador – fora do meu trabalho diário como analista de negócios no escritório de Tóquio.

Com esse recurso, posso navegar pelas ruas de Tóquio com mais conforto e confiança. Enquanto viajo, o Google Maps proativamente me avisa que estou na rota correta, a distância até a próxima curva e a direção em que estou entrando. Ao me aproximar de grandes cruzamentos, recebo um aviso para atravessar com cautela adicional. E se eu deixar o meu percurso acidentalmente, receberei uma notificação falada de que estou sendo redirecionado.

Atualizações frequentes como essas não apenas ajudam uma pessoa com deficiência visual a passar de A para B, mas também podem nos dar mais confiança e segurança quando viajamos sozinhos. Com orientação por voz detalhada no Google Maps, minha jornada desaparece em segundo plano e posso me concentrar mais no que farei no meu destino final. Isso pode não parecer extraordinário para quem tem visão, mas para pessoas cegas ou com baixa visão, isso pode nos ajudar a explorar lugares novos e desconhecidos.

O pesquisador Wakana Sugiyama fala sobre como a orientação por voz detalhada no Google Maps ajuda todos a navegar com facilidade.

(Versões deste vídeo com descrições completas em áudio para pessoas com deficiência visual também estão disponíveis em inglês e japonês.)

Construindo um Google Maps mais útil para todos

Espero que essa nova tecnologia dê mais confiança a mais pessoas ao navegar por rotas desconhecidas – afinal, construir para todos é essencial para o nosso trabalho no Google.

Embora esse novo recurso possa ser extremamente útil para pessoas com deficiência visual, também pode ajudar alguém que deseja uma experiência mais livre de tela em sua próxima caminhada. Semelhante aos anúncios que você pode ouvir nas faixas de pedestres ou em um ônibus, todos podem se beneficiar disso. Nem todo mundo precisará desse nível de assistência, mas é ótimo saber que ele está disponível e apenas a um toque de distância.

A orientação por voz detalhada para navegação a pé começa a ser lançada hoje no Android e iOS. No momento, está disponível em inglês nos Estados Unidos e japonês no Japão, com suporte para idiomas e países adicionais a caminho.

Para ativar o recurso, acesse as configurações do Google Maps e selecione “Navegação”. Na parte inferior da lista, você encontrará a opção de ativar “Orientação por voz detalhada”, abaixo do cabeçalho “Opções de caminhada”.

Fonte: Google Blog

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This