Escolha uma Página

Inclusão nos esportes e turismo de aventura estará em pauta na Adventure Sports Fair 2018

por | 10 out, 2018 | Esporte e Aventura adaptada |

Inclusão nos esportes e turismo de aventura. De acordo com dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, mais de 45 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou intelectual. Representando quase 24% dos brasileiros à época, essa parcela da população motiva cada vez mais o investimento em políticas de acessibilidade para os mais diversos setores, entre eles, os esportes e o turismo, foco da Adventure Sports Fair (ASF), o mais importante evento de aventura na América Latina.

Não por acaso, a feira sempre comprometida em atender a todos os interessados nas atividades modalidades que unem vida ao livre e adrenalina em atividades outdoor, reforçará seu olhar para a inclusão, oferecendo aos visitantes uma série de iniciativas que discutirá, trará novidades e apontará caminhos para a questão.

Entre as ações, no primeiro dia de ASF o jornalista Bruno Favoretto estará à frente da palestra “Pelo Mundo Sobre Rodas”, a partir das 16h15, na sala 1, no dia 19 de outubro. Em sua fala, abordará suas experiências em viagens mundo afora com um olhar para quem tem alguma limitação para se locomover, ainda que momentânea. “Como planejar voos, hospedagens, bons e maus exemplos de destinos para quem está com algum problema de locomoção, incluindo os que querem viajar para praticar esportes de aventura como mergulho, rafting, maratona. Falarei ainda da busca implacável pelos banheiros da vida, algo difícil para um cadeirante”, adianta. Também no dia 19 e no mesmo horário, o advogado Leandro Badi leva à sala 2 “Esportes Radicais na Cadeira de Rodas”, ocasião na qual dividirá experiências valiosas sobre esportes outdoor radicais e adaptados com os presentes.

Já no dia 20, a partir das 11h15, o casal Juliana Tozzi e Guilherme Simões apresenta “Expedição Montanha para Todos + 6.000 metros”, que tem como principal objetivo motivar as pessoas a vencerem seus limites por meio da abordagem de temas como qualidade de vida, superação de desafios e trabalho em equipe. E os dois não poderiam ter mais expertise para compartilhar: após alguns problemas de saúde, Juliana não conseguia mais chegar às montanhas que tanto amava desbravar ao lado do marido, eles então conceberam uma cadeira adaptada e desenhada especialmente para ela. No evento, inclusive, eles iniciarão o projeto de uma viagem de volta ao mundo, expondo o carro adaptado que os levará para mais essa aventura inédita.

No dia 21, último dia de Adventure Sports Fair, Ricardo Shimosakai faz a palestra “Acessibilidade e Inclusão na Aventura”, a partir das 12h30. Diretor da Turismo Adaptado e Bacharel em turismo, o profissional escreve para diversos meios de comunicação e ministra palestras por todo o mundo contando sua história de superação pessoal e empreendedorismo, trabalhando para promover a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.

Ainda no domingo, Aline Sebrian e Lorena Spoladore comandarão a oficina batizada de “Projeto de Inclusão Social do Grupo Paulista de Montanhismo”. Durante o encontro, a dupla abordará os desafios e motivações que os esportes de aventura trazem para a vida das pessoas com deficiência e apresentará a escalada e os esportes de montanha para esse público.

Além da programação de palestras e oficinas com foco na inclusão, o evento sediará no sábado, dia 20, o 4º desafio Radcross Trial, competição com obstáculos para cadeirantes que ocorrerá em duas pistas simultaneamente. Na sexta-feira, o circuito estará aberto para treinamento, estando livre no domingo para todos cadeirantes que quiserem testar a modalidade. O público geral poderá participar de um jogo de realidade virtual que simula o desafio durante os três dias de ASF.

“Para nós, o turismo e o esporte de aventura exercem um papel muito importante na sociedade. Por meio deles, as pessoas superam limitações, ampliam sua autoconfiança e conhecimento, reforçam sua relação com o meio ambiente e vivem experiências transformadoras. Estamos felizes em trazer uma gama variada de atividades voltadas à inclusão junto à uma programação enriquecedora para os visitantes”, afirma Marcelo Marino, Diretor de Núcleo da Fagga | GL events Exhibitions.

Sobre a Adventure Sports Fair

Em sua 19ª edição, a Adventure Sports Fair é hoje o principal encontro dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura da América Latina. Lançado em 1999, o evento se fortalece a cada nova edição e é amplamente reconhecido como referência no setor de aventura ao reunir as principais marcas de equipamentos, acessórios, veículos, vestimentas e tecnologias, além de atrações interativas, destinos, palestras, oficinas, aventureiros e amantes da vida ao ar livre.

Serviço
Adventure Sports Fair
Data: 19 a 21 de outubro de 2018
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia do Imigrantes, km 1.5
Horário de funcionamento: sexta-feira, das 12h00 às 20h00. Sábado e domingo das 10h00 às 20h00.
Site: www.adventurefair.com.br
Ingresso: https://www.ingressorapido.com.br/event/8755/b/
Transfer: Transfer gratuito do Terminal Rodoviário e Estação de Metrô Jabaquara.
Estacionamento: coberto e pago (R$ 45 carros)

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

0 comentários

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Conheça a acessibilidade na CCXP

A CCXP é o maior festival de cultura pop e geek do mundo. Criada no Brasil em 2014, com inspiração na pioneira San Diego Comic-Con, nos Estados Unidos, são quatro dias de painéis e bate-papos com grandes astros de séries, filmes, TV, games, anime, RPG e música, além de quadrinistas, produtores e criadores de conteúdo.

ler mais

Pin It on Pinterest

Shares
Share This