Escolha uma Página

Instagram pra cego ver

por | 6 dez, 2018 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Instagram pra cego ver. A rede está adicionando também duas novidades que ajudarão pessoas com deficiências visuais a fruir de forma mais completa o conteúdo postado por seus amigos.

A primeira delas é uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza tecnologias de reconhecimento óptico para detectar elementos numa foto ou num vídeo e gerar uma descrição auditiva para esses usuários; o recurso funciona no Feed, na aba Explorar e nos perfis individuais das pessoas.

Em uma publicação no twitter, o texto da foto abaixo foi: “Temos orgulho de melhorar o Instagram para pessoas com deficiências visuais. A partir de hoje, estamos adicionando automaticamente texto alternativo a fotos no Feed, na aba Explorar e no Perfil para que as pessoas que usam leitores de tela possam ouvir o que está na foto.”

E depois na própria foto, o Instagram comentou: “Também estamos adicionando um novo campo de texto alternativo personalizado a fotos para que as pessoas possam adicionar descrições mais avançadas para quem usa leitores de tela. Estes são apenas os primeiros passos para construir um Instagram mais acessível.”

Para acessar o novo recurso, você deve clicar em “Configurações avançadas” na parte inferior da página em que você tradicionalmente digita a legenda da foto. Abaixo de “Desativar o comentário”, você verá uma opção para “Escrever texto alternativo” ao inserir sua própria descrição da foto.

É uma coisa simples que você pode fazer ao enviar uma foto que pode tornar seu feed muito mais acessível para pessoas com problemas de visão.

No Instagram, essa opção poderá substituir uma prática de acessibilidade nas mídias digitais, onde se coloca uma hashtag #pracegover justamente para colocar uma descrição da foto.

Diferente do título, a descrição é um texto mais detalhado que relata em palavras, itens que permitem à pessoa sem enxergar, compor a imagem da foto. Veja este exemplo:

#PraCegoVer: Mara Gabrilli ao lado de Ricardo Shimosakai e de Bruno Mahfuz, em sequência. Os três são cadeirantes e estão em um saguão.

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

0 comentários

Deixe uma resposta

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Conheça a acessibilidade na CCXP

A CCXP é o maior festival de cultura pop e geek do mundo. Criada no Brasil em 2014, com inspiração na pioneira San Diego Comic-Con, nos Estados Unidos, são quatro dias de painéis e bate-papos com grandes astros de séries, filmes, TV, games, anime, RPG e música, além de quadrinistas, produtores e criadores de conteúdo.

ler mais

Pin It on Pinterest

Shares
Share This