Manutenção de cadeira de rodas. Aprenda a cuidar dela do jeito certo.

por | 20 mar, 2019 | Tecnologia assistiva | 2 Comentários

Este é um curso de manutenção de cadeira de rodas oferecido gratuitamente pelo Centro de Tecnologia e inovação, em 4 aulas de 4 horas cada. A cadeira de rodas, assim como qualquer outro equipamento, precisa estar sempre em bom estado para que funcione adequadamente e até evite acidentes.

A cadeira de rodas esconde muitos segredos, não é simplesmente apertar os parafusos aparentes. Você precisa da peça certa no lugar certo. Antigamente, pelo menos em 2001 quando eu fiquei cadeirante, as cadeiras de rodas eram praticamente todas iguais. As únicas escolhas que você fazia, era a largura do assento e 5 opções de cores.

Atualmente as cadeiras de rodas já possuem vários itens para escolher, isso aconteceu principalmente depois que os modelos importados passaram a ser vendidos no Brasil. Vários modelos já são feitos sob medida, e também alguns possuem várias opções de regulagem.

Alguns procedimentos são básicos e necessários realizar periodicamente, como encher os pneus, lubrificação e a limpeza da sujeira normal. Porém há outros que só um técnico ou uma pessoa com conhecimento sabe realizar, pois é necessário desmontar e realizar procedimentos mais complexos. Sabiam por exemplo que a roda dianteira acumula muitos fios de cabelo, a ponto de quase impedir que a roda gire?

A manutenção deve ser considerada, pois se ela não é feita, a vida útil da cadeira de rodas pode diminuir. Dessa forma, trocar de cadeira de rodas pode sair mais caro do que fazer manutenções periódicas. Além disso, uma cadeira de rodas com problemas dificulta a locomoção, e ela pode acabar ficando mais difícil para empurrar ou desconfortável. Isso acaba sendo prejudicial para a saúde do usuário também.

Então para entender melhor, podemos comparar a cadeira de rodas com um carro. A maioria dos carros, fazem manutenção a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros. Então se o cadeirante é mais ativo e roda mais, é aconselhável fazer revisões em períodos menores. Carro com peça quebrada ou desgastada não roda direito, e isso também vale para a cadeira de rodas.

No posto, o frentista sempre oferece para verificar se os pneus estão bem calibrados e verificar o óleo, no caso do cadeirante, ele mesmo tem que se lembrar, quem sabe colocando avisos na agenda, pois não há outra pessoa para lembra-lo disso. Carro sujo além de feio também é uma falta de higiene, então passar um pano para tirar a sujeira grossa e de vez em quando fazer uma limpeza mais forte na sua cadeira de rodas.

Muitos dizem que a cadeira de rodas é uma extensão de nosso corpo, e por isso precisa ser tratada com bastante cuidado, mesmo sabendo que ela pode ser substituída.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Paulo Henrique Ferreira Gomes

    Aonde e o curso?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      É no Centro de Tecnologia e inovação. Veja no texto acima, o link para o site do local.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pequenas barreiras grandes obstáculos | Turismo Adaptado - […] um pequeno galho ou uma pedra, por menor que seja, podem travar a roda dianteira da cadeira de rodas,…

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: