Museu com audioguia no Brasil. Acessibilidade e praticidade na visitação.

por 9 out, 2017Turismo Adaptado2 Comentários

Museu com audioguia no Brasil. Acessibilidade e praticidade na visitação.

por 9 out, 2017

Museu com audioguia. Esta é uma das opções mais práticas para estabelecer uma comunicação entre as obras expostas em um museu e o público visitante. Diversos museus ao redor do mundo utilizam desse recurso para melhor atender seus visitantes, pois o aparelho do audioguia é capaz de armazenar uma quantidade de informações que seria difícil ser colocada em uma visita guiada ou até mesmo em materiais impressos.

O audioguia também proporciona maior facilidade em colocar explicações em outros idiomas, além de uma versão audiodescrita, com uma maior riqueza de detalhes para o público com deficiência visual. É muito prático, pois o próprio visitante pode montar sua visita, escolhendo as explicações das obras que mais lhe agrada, digitando no aparelho o número que está junto à obra. Os áudios podem ser repetidos ou interrompidos, caso o visitante perceba que o conteúdo não lhe interessou, e resolve seguir a visitação.

No Brasil, a prática da utilização de audioguias ainda não está tão difundida, e até mesmo grande parte do público não sabe da existência desse recurso. Alguns museus só utilizam o audioguia como recurso de acessibilidade, com o conteúdo audiodescrito. Na maior parte dos museus, a informação da oferta deste recurso é muito tímida ou praticamente inexistente, não há nenhuma placa sinalizando e nem funcionários oferecendo.

Museu com audioguia no Brasil

teste

Museu Histórico Nacional

Uma construção que já foi o Forte de São Tiago da Misericórdia e um quartel, hoje abriga o Museu Histórico Nacional. Um dos mais importantes museus de história brasileira, e onde foi criado o primeiro curso de museologia do Brasil. No pátio interno, a coleção de canhões de diversos países possuem legendas em Braille. É um museu com audioguia, rampas e elevadores para facilitar a locomoção de cadeirantes, videoguia com Libras para surdos e sinalização, textos e etiquetas em Braille.

www.museuhistoriconacional.com.br
Praça Marechal Âncora, s/n – Centro - Rio de Janeiro/RJ
Terça a sexta-feira das 10h às 17h30. Sábado e Domingo das 14h às 18h.

Museu Nacional de Belas Artes

O museu tem como um dos destaque uma tela monumental de dez metros de largura por seis de altura, pintada por Pedro Américo chamada “A Batalha do Avai”, e que representa a Guerra do Paraguai, considerada uma das 4 maiores do mundo pintada em cavalete, e com mais de 2 toneladas só de moldura. É um museu com audioguia, elevadores e portas com largura acessível. Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti são outros nomes da arte brasileira expostos.

http://mnba.gov.br/portal/
Avenida Rio Branco, 199 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Terça a sexta-feira das 10h às 18hs. Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h.

Museu de Arte Sacra da UFBA

É um museu administrado pela Universidade Federal da Bahia, instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, e maior centro de estudos da arte sacra da America Latina e o terceiro maior do mundo. Na igreja que compõe o museu, eram enterrados os mortos ilustres e ricos da época, sendo enterrados cerca de 35 mil pessoas ao longo de 3 séculos. É um museu com audioguia, e possui elevadores que dão acesso aos três andares e os corredores são largos.

http://www.mas.ufba.br/
Rua do Sodré, S/N – Centro – Salvador/BA
Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h

Museu da República

O museu da República está instalado no Palácio do Catete, que já foi a sede da Presidência da República até 1960, e de onde 18 Presidentes da República exerceram seus mandatos. O quarto do presidente Getúlio Vargas é o destaque da visitação, no terceiro andar do prédio. Foi também o local onde ele se suicidou. O Museu ainda conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público. Museu com audioguia, elevadores e portas com dimensões acessíveis.

http://museudarepublica.museus.gov.br/
Rua do Catete, 153 – Catete - Rio de Janeiro/RJ
Terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Os portões são fechados 30 minutos antes do encerramento das visitas

Museu Joaquim Francisco do Livramento

O Museu Joaquim Francisco do Livramento conta a história da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da medicina praticada nos últimos 200 anos, além de cenários reconstituídos que mostram como era o cotidiano dos pacientes e servidores em épocas passadas. É um museu com audioguia, maquetes e objetos táteis, cartilhas em Braille e com fonte ampliada para pessoas de baixa visão. Também possui acessibilidade para usuários de cadeira de rodas.

http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/conteudo/museu/
Av. Independência, 75 - Bairro Independência - Porto Alegre/RS
Terça-feira a sábados, das 9h às 18h. Domingos e feriados, das 14h às 18h.

Museu da Inconfidência

A Inconfidência Mineira foi a luta do povo mineiro contra a opressão do governo português no período colonial. No Museu da Inconfidência estão expostas partes do corpo de Tiradentes, um dos personagens mais importantes dessa revolução, além de obras de importantes artistas mineiros como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Manoel da Costa Athaide, dentre outros. É um museu com audioguia, com equipamento escalador de escadas para cadeirantes para entrada principal, e depois elevadores internos.

http://www.museudainconfidencia.gov.br/pt_BR
Praça Tiradentes, 139 - Centro - Ouro Preto/MG
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Museu Oceanográfico

O Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios deu origem ao complexo de museus e centros associados da Fundação Universidade do Rio Grande, constituído pelo Museu Antártico, o Museu Náutico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) e o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha (CEFAM). É um museu com audioguia, onde apresenta a vida e a dinâmica do ecossistema marinho. Através de painéis e maquetes, mostra a riqueza da fauna e flora aquática.

http://www.museu.furg.br/index.php/museus/museu-oceanografico
Rua Heitor Perdigão, 10 – Centro – Rio Grande/RS
Terça-feira a domingo das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min

Museu do Futebol

Localizado junto ao Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é um enorme acervo de uma das maiores paixões do povo brasileiro. Possui uma área de 6,9 mil metros quadrados divididos em 18 salas, nos dois andares além do térreo. Organiza exposições temporárias únicas, como de troféus de campeonatos estrangeiros. Imagens, vídeos, sons e objetos históricos do futebol, num museu com audioguia, maquetes táteis, percurso tátil para visitação ou guia-vidente, e acesso para cadeira de rodas. Oferece ainda visita com oficina inclusiva.

http://www.museudofutebol.org.br/
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembú - São Paulo/SP
Terça a sexta-feira das 9h às 17h (entrada até 16h). Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (entrada até 17h). Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus mais dinâmicos do Brasil, possuindo mais de 8 mil peças do acervo permanente, além de abrigar exposições temporárias de enorme sucesso. Possui uma galeria tátil para cegos, acesso total para cadeira de rodas, além do Programa Educativo para Públicos Especiais (Pepe), elaborado para garantir a compreensão da arte para pessoas com limitações, através de objetos e técnicas especiais. É um museu com audioguia e vídeoguia em Libras, maquetes e mapa táteis.

http://pinacoteca.org.br/
Praça da Luz, 02 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Museu Casa de Portinari

Casa de Portinari é um museu com audioguia e DVD em Libras, mas também possui acesso para cadeira de rodas, maquetes táteis da arquitetura do museu, réplicas táteis de obras, móveis e ambientes, empréstimos de cadeira de rodas, andadores e bengalas e visitas monitoradas. Foi a antiga residência de Cândido Portinari na infância e juventude, e que sempre retornava para passar temporadas com familiares e amigos. Estão expostos diversos pertences pessoais, mobiliários e várias obras do pintor.

https://www.museucasadeportinari.org.br/
Praça Candido Portinari, 298 – Centro – Brodowski/SP
Terça-feira a domingo, das 9h às 18h, inclusive em feriados.

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

Envolver-se com nosso conteúdo, siga-nos!

Oque você achou deste artigo? Apreciamos seus comentários!

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: