Escolha uma Página

Museus e Centros de Ciências Acessíveis. Um guia da América Latina e do Caribe.

por | 24 jan, 2018 | Lazer e cultura acessível | 0 Comentários

Museus e Centros de Ciências Acessíveis. Com o objetivo de construir um panorama da acessi¬bilidade nesses locais, a pesquisa, realizada de julho a dezembro de 2016, enviou a mais de 400 espaços científico-culturais da região um questionário on-line, em português e espanhol, com 60 perguntas abertas e fechadas sobre a acessibilidade física, do local e do entorno, visual, auditiva e intelectual.

Esta publicação conta com a participação de 110 espaços científico-culturais que se dedicam à popu¬larização da ciência e tecnologia, [entre eles, museus e centros de ciências interativos, museus de história natural e antropologia, planetários, observatórios astronômicos, zoológicos, aquários] de dez países da América Latina e do Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Uruguai.

Museus e Centros de Ciências Acessíveis

Os museus pesquisados no Brasil, se dividem em 3 na região Centro-Oeste, 14 no Nordeste, 4 no Norte, 37 no Sudeste e 11 no Sul.

Destacamos que as informações apresentadas nesta publicação foram fornecidas pelos próprios museus e centros de ciências e que ao longo do trabalho busca¬mos valorizar os recursos de acessibilidade que eles possuem, com suas particularidades e características singulares, e não o que eles ainda não possuem. Assim, o texto de cada museu e centro de ciências está estruturado da seguinte forma: descrição, informações sobre acessibilidade da instituição e do entorno, ende¬reço, telefone, email, links para site e redes sociais e informações sobre visitação.

A acessibilidade, nesse sentindo, vai além do aspecto físico, ultrapassa a eliminação de barreiras arquitetô¬nicas e acrescenta outros aspectos de caráter comuni¬cacional, atitudinal, cognitivo e social.

A Rádio CBN comentou sobre o lançamento do guia, e teve a colaboração de Ricardo Shimosakai da Turismo Adaptado como comentarista. Ricardo comentou que a iniciativa de museus acessíveis é ótima, porém é preciso ter uma visão pela ótica do turismo. Para atrair mais pessoas, além do museu é necessário que se tenha transporte, hotéis, guias e toda a infraestrutura turística acessível, caso contrário isso acaba limitando à visitação do público local.Veja a gravação da matéria da CBN na mídia abaixo, e para baixar o guia completo, acesse o link a seguir Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América latina e do Caribe ou também acesse o site d0 MCCAC

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Conheça a bolsa de colostomia de Bolsonaro

Conheça a bolsa de colostomia de Bolsonaro. Quando há a retirada de parte do intestino, seja devido a uma lesão por arma de fogo, material cortante — como foi no caso do candidato à presidência pelo PSL Jair Bolsonaro — ou seja por tumores na região, uma das técnicas...

ler mais

Pin It on Pinterest

Share This