Oficina de acessibilidade cultural é atração na Primavera dos Museus

por | 8 out, 2019 | Lazer e cultura acessível | 0 Comentários

Dentro da programação da 13ª Primavera dos Museus em São Leopoldo, uma oficina de sensibilização em acessibilidade cultural ocorreu no Museu do Trem. De acordo com a técnica em Cultura, Lilian Nunes, que coordenou a atividade, a ação teve o objetivo de mostrar o espaço através de outras abordagens para os próprios funcionários do local.

“Eu propus que eles se vendassem e fossem descobrir o museu de outra forma, através do tato e da sensibilidade, sendo guiados por seus colegas. Itens como a textura e temperatura dos objetos podem servir como temática para deficientes visuais, por exemplo”, explica Lilian.

Ocorreu também uma visita mediada, também no Museu do Trem, aberta a população, onde serão apresentando os processos técnicos que ocorrem dentro dos museus. Estavam na programação, painéis de debate com os temas: “Museus, trabalho e pesquisa”, e “Do cais ao Museu do Rio”, no auditório do Museu do Rio.

O Encontro de Carros Antigos, no Museu do Trem antecedeu o encerramento da programação, com o projeto Cine Vagão, onde um filme foi exibido dentro dos antigos vagões da Estação Férrea.

A Primavera dos Museus (PM) é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram.

Geralmente o evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivos, entre outros: a) promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; b) aumentar o público visitante das instituições; e c) intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This