Parque dos Sonhos em Socorro. Um grande complexo turístico acessível.

por | 5 jan, 2011 | Viagens e locais acessíveis | 9 Comentários

O município de Socorro (SP) está sendo estruturado, com apoio do Ministério do Turismo (MTur), para ser referência no segmento de Turismo de Aventura Especial. As ações desenvolvidas na cidade ganham cada vez mais visibilidade. O município também foi convidado para proferir palestra sobre atividades de aventura adaptadas durante o Congresso Internacional de Turismo Acessível, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de março de 2010, em Moçambique, na África.

Socorro está entre os dez destinos turísticos brasileiros que fazem parte do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Por meio do projeto, a Estância Hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial. De 2006 a 2008, o MTur já destinou R$ 1,73 milhão para obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional, adaptações em passeios, dentre outros.

Além disso, a cidade também está inserida no programa Aventura Segura, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae. É voltado para o fortalecimento, qualificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. De acordo com o Proprietário do Parque e Campo dos Sonhos, José Fernandes Franco, o número de serviços turísticos é crescente na região, já que o número de turistas aumenta a cada dia. “Em 2009, houve um aumento de 20% nas operações de Turismo de Aventura em Socorro”, afirma. As pessoas com deficiência representam uma grande parcela do público visitante.

O trabalho realizado nos dois empreendimentos rendeu ao proprietário José Fernandes Franco o Prêmio Superação Empresarial 2008 – Categoria Serviços de Turismo, promovido pelo Sebrae/SP e outras entidades. “Os auditores do prêmio disseram que o fator de maior peso na avaliação dos hotéis foi a adaptação para receber deficientes”, contou o empresário. A um custo de R$ 300 mil, Franco equipou seus hotéis com telefones para surdos, cardápios e placas em braile, pisos e rampas de acesso. Além disso, os cem funcionários passaram por programas de qualificação promovidos pelo MTur.

No Hotel Fazenda Parque dos Sonhos você encontra cachoeiras, trilhas ecológicas, animais, grutas e 14 atividades de aventura em meio a um exuberante cenário da natureza. A infra-estrutura é composta por 20 apartamentos, 07 chalés, restaurante, lanchonete, loja, piscina coberta, sauna seca e úmida, salão de jogos, centro de eventos (com capacidade para 60 pessoas) e sala de primeiros socorros. Com diversas atividades de água e terra no mesmo local, possui um ambiente ideal para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural. Destaque para o Circuito Radical de Tirolesas integrando as Tirolesas do Pânico com 1km de Extensão, Tirolesa do Espanto com 400 metros de extensão, e Tirolesa do Calafrio com 200 metros de extensão e a nova Tirolesa Voadora.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

9 Comentários

  1. Sérgio Pinto da Cunha

    Pucha, achei fantástico, mais eu e minha esposa somos cegos, será que podemos ir sem sustos? quanto custa?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Olá Sérgio,
      Para ir sem sustos, sempre aconselho a procurar uma agência de viagens, e no caso de pessoas com deficiência, uma agência especializada no público com deficiência. A Turismo Adaptado é uma agência de viagens que trabalha com qualidade a questão da acessibilidade e inclusão. Nos procure através do email ricardo@turismoadaptado.com.br

      Responder
  2. Eduardo

    Estive em Socorro na semana passada, no Hotel Parque dos Sonhos, e é simplesmente D-E-M-A-I-S !!! Acessibilidade Total! Perfeito para cadeirantes, inclusive tetraplégicos bem lascados (como eu)! Houve algo ruim? Sim, eu fiquei apenas 2 dias lá! Deveria ter ficado uns 4 ou 5 dias! Fiz 3 tirolesas, boia cross, rapel e andei à cavalo numa sela adaptada. Não deu para fazer o Rafting porque o nível do rio estava muito baixo. Tb não saltei de parapente porque, como disse, só fiquei 2 dias e não tive tempo p/ ir lá, já que fica fora do Parque dos Sonhos. Quero voltar em breve p/ fazer tudo o que for possível! O proprietário do Parque e do Campo dos Sonhos está de parabens! Merece até um prêmio! Todo chumbado deveria passar alguns dias lá em Socorro!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Em breve a Turismo Adaptado estará oferecendo serviços para que mais pessoas possam conhecer o local. Afinal, de acordo com a estrutura do local, os visitantes só conseguem visitar com veículo e recursos próprios. Com um pacote turístico, estaremos oferecendo todos os recursos para visitação.

      Responder
  3. Rota Interior

    Bom saber que Socorro está tendo aprovação quanto ao turismo adaptado, existem outras hoteis e cidades que fazem o mesmo na região?

    abs

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Socorro faz parte do Circuito da Águas. Há outros locais na cidade e região que estão investindo em acessibilidade. Porém ainda não considero que a cidade seja uma referência em acessibilidade. Por exemplo, não há infraestrutura de transporte acessível, ítem essencial. São locais específicos que podem ser considerados com boa acessibilidade.

      Responder
  4. Valéria Miguez (LELLA)
  5. Vera Lucia Leite de Oliveira

    Ricardo vc nos inspira à buscar estes novos desafios, o municipio de Socorro é referencia realmente!

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Obrigado Vera Lucia! A vida é feita de conquistas e também fracassos. Mas para fracassar, primeiro você tem que tentar conquistar.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Parque dos Sonhos em Socorro. Um grande complexo turístico acessível. « Turismo Adaptado -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by JACKSON and others. JACKSON said: RT @MTurismo: RT @Ambtur Parque dos Sonhos…

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: