Patinação no gelo em cadeira de rodas. Opções diferentes para se divertir.

por | 14 abr, 2019 | Esporte e Aventura adaptada, Lazer e cultura acessível | 0 Comentários

A pista de gelo Resega, em Lugano na Suíça, está bem equipada para pessoas com deficiências físicas e agora também oferece a chance de experimentar patinação no gelo graças a um skate especial. Mais precisamente, é uma plataforma retangular, que pode suportar qualquer tipo de cadeira de rodas. Para se deslocar no gelo, a plataforma está equipada com lâminas que permitem a aderência perfeita ao gelo. Uma grande invenção que permite que pessoas com deficiências físicas se divirtam no inverno nas pistas de gelo.

A Fondazione Cerebral lançou a iniciativa em cooperação com o “Dicastero Sport Città di Lugano” através de um projeto comum chamado “Patinação no gelo para pessoas em cadeira de rodas”. Os promotores gostariam de estender a iniciativa a toda a Suíça, com a esperança de que mais e mais pistas de gelo se tornem lugares acessíveis a todos.

Algumas outras iniciativas interessantes como um conjunto semelhante a pás de esqui, onde você coloca a cadeira de rodas em cima delas para ajudar a deslizar no gelo, fica parecendo um trenó. Veja a foto abaixo.

Certa vez eu (Ricardo Shimosakai) havia visto um vídeo de cadeira de rodas que patinavam numa pista de gelo nos Estados Unidos, se não me engano. Eles ficavam na própria cadeira de rodas, sem nenhum equipamento auxiliar. Um monitor acompanhava, e empurrava a cadeira que deslizava com facilidade, e além disso eles giravam a cadeira de rodas, que ficava dando rodopios de forma muito divertida.

Eu tentei fazer o mesmo aqui em São Paulo, numa pista produzida, com gelo artificial, porém não deu certo, pelo menos da mesma forma como eu descrevi acima. Acredito que é pela qualidade da pista entre outros fatores, afinal lá fora o gelo era natural, o que deve ser diferente, além do próprio clima de inverno bem frio. Não consegui recuperar esse vídeo que mencionei, mas achei um parecido, assista!

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This