Pesca Adaptada. Deixe-se fisgar por essa atividade praticada mundialmente.

por | 30 jan, 2019 | Esporte e Aventura adaptada | 4 Comentários

Pesca Adaptada, também conhecida como pesca acessível, ou pesca em cadeira de rodas, é definido como um hobby, ou esporte, para pessoas com deficiência. Uma vasta gama de equipamento de pesca acessível para ajudar as pessoas com todos os tipos de deficiência agora está se tornando mais amplamente disponíveis no mercado.

Talvez você tenha gostado de pesca antes de ficar adquirir a deficiência e pense que por causa de sua deficiência, você nunca poderia pescar, ou pescar de novo, ou talvez você gostaria apenas de experimentar o esporte da pesca. Nós pesquisamos a pesca adaptada, o que está envolvido, e lugares que oferecem pesca desportiva para pessoas com deficiência.

Existem equipamentos especializados, incluindo varas, carretilhas, linhas, porta-varas, e tackles que agora estão disponíveis para auxiliar o pescador com deficiência. Por exemplo, há agora lançadores fáceis e molinetes eléctricos para indivíduos que possam ter dificuldades de lançar o anzol com a isca e trazer o peixe. Há também um suporte para apoiar a vara, que pode ser montado em uma cadeira de rodas ou ao lado de um barco e permitir que um indivíduo com uso limitado de seu braço(s) a participar na pesca recreativa. Os barcos do pontão pode agora fornecer uma acessibilidade fácil para usuários de cadeiras de rodas.

Há grupos de pessoas com deficiência que se reúnem para pescar, clube específicos de pesca adaptada e organizações de deficientes e recursos que já estão disponíveis para ajudar as pessoas com deficiência no acesso a oportunidades da pesca, além de promover a pesca à linha adaptada. Por exemplo, os Veteranos Paralisados da América patrocinam uma variedade de torneios de pesca para pessoas com deficiência, e há grupos de deficientes pescadores e os clubes que servem crianças com deficiência para praticar a pesca.

Outro grupo de pesca adaptada na América chamado Fishing Has No Boundaries, Inc. (FHNB) é uma organização sem fins lucrativos para todas as pessoas com deficiência, independentemente da idade, sexo, raça ou deficiência, que tem aberto as portas para pessoas com deficiência através do mundo da pesca. FHNB tornou-se uma organização nacional com 23 representações em 11 estados e milhares de pessoas com deficiência que participam plenamente na elevação espiritual e moral impulsionando a atividade da pesca recreativa adaptada.

No Reino Unido, 54.000 pessoas com deficiência são titulares de uma licença de pesca, dos quais 1.000 para pesca competitiva e a maioria para o prazer. Um grupo de pesca de pessoas com deficiência, The British Disabled Angling Association (BDAA), foi fundada em 1996 por Terry Moseley para ajudar a desenvolver oportunidades para pessoas com deficiência para acessar a atividade da pesca no Reino Unido. O BDAA tem seus direitos próprios de pesca no rio Doon em Ayrshire na Escócia, oferecem ajuda para as pessoas com deficiência que querem tentar pesca de espécimes, pesca de mar a bordo do catamarã adaptado MV Freedom em Weymouth, pesca com mosca através do Wheelyboat Trust uma instituição que desenha e proporciona especialmente o desenvolvimento de barcos acessíveis e muito mais.

No Brasil, o tradicional Torneio de Pesca Adaptada acontece anualmente desde 1987 no Paredão da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Promovido pela Confederação Brasileira de Pesca Desportiva Submarina – CBPDS e o Clube Barracuda de Desportos – CBD, além da parceria com o parceria com o Espaço Novo Ser e sob a direção do Dr. Eduardo Bracony.

São premiados os 3 primeiros colocados de cada categoria. Além das já tradicionais duplas (pessoa com deficiência e seu respectivo padrinho), onde um profissional de pesca da CBPDS e do CBD auxilia um participante, que tenha limitações para manusear a ‘tralha de pesca’ de maneira efetiva, haverá também, uma categoria intermediaria, onde à pessoa com deficiência (provida de seus próprios equipamentos) pesca individualmente, caracterizando plena independência e autonomia para pôr em prática seus dotes de pescador, seja este iniciante ou veterano no universo da pesca paradesportiva.

Fonte: Disabled World

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. Guedes

    Muito legal. Quais os principais equipamentos de segurança necessários?

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Equipamento de segurança? Depende para qual a finalidade e também da necessidade da pessoa. Por exemplo, para mim, não vejo necessidade de nenhum equipamento, pelo menos relacionado à segurança

      Responder

Deixe uma resposta

Acervo Digital Acessibilidade e Inclusão no Turismo

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: