Escolha uma Página

Praia acessível e inclusiva. Mar e areia sem discriminações.

por | 7 fev, 2018 | Turismo Adaptado |

Praia acessível e inclusiva. Num país com 7.491 quilômetros de extensão de costa, e onde a praia é praticamente uma identidade do Brasil, então como não ter acessibilidade nas praias para os milhões de brasileiros com deficiência? As iniciativas ainda são poucas, mas cada vez mais os projetos de acessibilidade vem aumentando.

Na opinião de Ricardo Shimosakai, especialista em turismo acessível, as praias acessíveis brasileiras ainda são falhas. Grande parte dos projetos, funcionam somente em alta temporada como o verão e férias escolares. Alguns funcionam o ano inteiro, mas em dias e horários específicos, geralmente nos finais de semana.

Esse tipo de operação prejudica principalmente os turistas, pois fica obrigado a conciliar a data de sua visita com o dia do funcionamento da praia acessível. Todos os projetos possuem cadeiras anfíbias, que tem uma facilidade maior para andar na areia, e conseguem flutuar no mar. Mas nos projetos que funcionam só uma parte do ano, as cadeiras ficam encostadas enferrujando com a maresia. E algumas já até foram encontradas à venda em um ferro-velho.

Já faz muito tempo que Ricardo, através da Turismo Adaptado, tenta implantar um modelo de praia acessível permanente, onde há passarelas de madeira permanentes, pois assim o acesso serve até para apreciar a lua na praia na madrugada. Cadeiras anfíbias administradas por hotéis com quartos acessíveis próximos às passarelas, e um vestiário público acessível, onde a pessoa com deficiência terá mais facilidade para trocar de roupa e tomar um banho.

Para você turista com deficiência, cobre dos locais e também do poder público, e passe nosso contato para que possamos apresentar nossa proposta. A mudança se faz quando muitos querem, só assim o governo e empresários percebem a necessidade e tomam alguma iniciativa. Para você empresário, entre em contato agora conosco através do email ricardo@turismoadaptado.com.br. Se você não sabe a oportunidade que está perdendo, nós sabemos, e eu quero te mostrar.

Praia acessível e inclusiva. Lista de locais.

Piauí Praia Acessível
Os serviços do Piauí Praia Acessível são oferecidos nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período para grupos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os interessados em agendar devem entrar em contato com a coordenação do projeto por meio dos telefones (86) 3222-3408/ (86) 99414-5805 ou por email agendapiauipraiaacessivel@gmail.com. Nesse mês de férias, o projeto funcionará diariamente a partir das 8 horas. As pessoas com deficiência que quiserem usufruir do serviço devem se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia, com documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras.

Praia Acessível em São Paulo
Normalmente, os postos funcionam aos sábados, domingo e feriados, mas há alguns que desenvolvem o programa em outros dias da semana, como o de Itanhaém, que funciona diariamente, durante o verão. As pessoas interessadas encontram postos do Praia Acessível nos municípios de Avaré, Adolfo, Bertioga, Caconde, Cananeia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Intanhaém, Ilha Solteira, Itapura, Martinópolis, Miguelópolis, Mongaguá, Panorama, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rifaina, Santos, São Vicente, Rosana e Ubatuba

Natal Praia Inclusiva
Organização da SADEF RN, uma praia 100% inclusiva para as pessoas com deficiência, fica em Ponta Negra, pertinho do Morro do Careca.
Temos cadeiras anfibias + caiaque + stand up + futebol + volei sentado.
Funciona todo sábado e domingo das 8h as 12h.

Praia Acessível no Paraná
Nove cadeiras estão disponíveis em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O uso é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h.

Matinhos
Casa do Camarão – Avenida Atlântica, 2010.
Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).
Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas).

Guaratuba
Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Kiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).
Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e Avenida Dr. João Cândido (Próximo o estacionamento de carros).
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).

Pontal do Paraná
Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos salva-vidas).
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

Santa Helena
Prainha do Lago de Itaipu – Balneário Terra das Águas, na Praia Nova.

Praia Para Todos no Rio de Janeiro
O Praia para Todos irá funcionar até o final de abril de 2018 na Barra (posto 3) e Copacabana (posto 5). A décima edição do projeto será realizada aos sábados e domingos, seguindo a programação, sempre das 9h às 14h. O projeto oferecerá atividades gratuitas de banho de mar, vôlei sentado, frescobol adaptado, piscina infantil, handbike, com o auxílio de profissionais de educação física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, também, de voluntários.
Adaptsurf

Praia Acessível no Rio Grande do Sul
Nos principais balneários do Rio Grande do Sul (Litoral Norte, Médio, Sul e Bacia Hidrográfica do Guaíba), o projeto oferece cadeiras anfíbias para o banho assistido.

Rio Grande (Cassino)
Av. Atlântica, ao lado da caixa d’água
Contato: (51) 3284-2140

Pelotas (Laranjal)
Av. Doutor Antônio Augusto de Assumpção, 9013 B – Quiosque de serviços do Laranjal
Contato: (53) 3305-6055

São Lourenço
Rua Irmão Júlio (entre Almirante Tamandaré e Riachuelo)
Contato: (51) 3284-2140

Pinhal
Beira-Mar, s/n° – Acesso pelo Largo do Osso da Baleia
Contato: (51) 3284-2140

Cidreira
Beira-Mar, s/n° – Acesso pela Prefeitura Municipal
Contato: (51) 3284-2140

Mostardas
Av. Padre Simeão, s/n°
Contato: (51) 3673-1166

Tramandaí
Beira-Mar, s/n° – Casa de Praia SESC
Contato: (51) 3284-2140

Imbé
Calçadão Beira-Mar
Contato: (51) 3284-2140

Osório (Atlântida Sul)
Calçadão Beira-Mar – em frente à Pousada Gaivotas
Contato: (51) 3284-2140

Capão da Canoa
Av. Beira-Mar, s/n° – em frente ao Hotel Bassani
Contato: (51) 3284-2140

Arroio do Sal
Av. Assis Brasil, s/n° – Beira-Mar, junto à Casa do Turista
Contato: (51) 3687-1366

Torres
Calçadão Beira-Mar, s/n° – Praia Grande
Contato: (51) 3284-2140

Arambaré
Centro Cultural Inúbia – Rua Presidente Vargas, esquina com Carlos Gomes
Contato: (51) 9 9983-8832 (c/ Adão)

Rosário do Sul
Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – em frente à praia de Areias Brancas
Rua Amaro Souto, 2718
Contato: (55) 3231-7043

Praia Acessível em Porto de Galinhas
Quatro cadeiras anfíbias, uma esteira de acesso ao mar de 10 metros de comprimento e quatro profissionais da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Rodas da Liberdade, capacitados para o banho assistido, fazem parte do projeto Praia Sem Barreiras em Porto de Galinhas, que oferece os serviços acima gratuitamente. As pessoas que visitarem o local também podem desfrutar de um passeio de jangada adaptada com cadeiras anfíbias e mergulho adaptado, que só poderá ser feito após a apresentação do laudo médico. O projeto só funciona na maré baixa.

Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!

Assine!

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This