Rally em Curitiba incentiva inclusão da pessoa com deficiência

por | 14 maio, 2012 | Esporte e Aventura adaptada | 0 Comentários

O prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, participaram da largada da quarta edição do Rally da Inclusão, neste sábado (31). O evento reuniu cerca de 500 pessoas no Parque Barigui, de onde os jipeiros saíram para a trilha de 40 quilômetros, levando pessoas com deficiência para um passeio repleto de surpresas e aventuras. O evento faz parte da programação festiva aos 319 anos de Curitiba, comemorado no dia 29 de março.

“É um evento que se tornou tradição em nossa cidade e faz parte do calendário de ações do ano, buscando comemorar o aniversário da cidade e promover a inclusão das pessoas com deficiência”, disse Luciano Ducci. “É um momento para superar barreiras e mostrar que as diferenças são pequenas quando temos parceiros verdadeiramente solidários”, acrescentou.

A ação possibilitou, este ano, atender cerca de 100 pessoas com deficiência. “Certamente todos estão felizes por poder vivenciar esta experiência fora do cotidiano que traz emoção e participação de toda a sociedade”, afirmou Marry Ducci.

Ela destacou o crescimento do evento, que teve neste ano a participação de 150 jipeiros. “No ano passado, 80 jipeiros haviam participado como voluntários”, comparou a presidente da FAS.

O evento também contou com a participação da Secretária de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. “Aqui está demonstrada a verdadeira solidariedade entre nossos amigos e pessoas que buscam pelo bem das minorias e a igualdade de direitos em nossa sociedade”, disse Fernanda Richa.

O Rally é promovido pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) e pela Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU), com apoio da FAS, Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e do Jeep Clube de Curitiba.

PARTICIPANTES

O comerciante e esportista Ildefonso Douglas foi um dos primeiros a chegar ao Parque Barigui na manhã de sábado. Ao lado de outros deficientes físicos cadeirantes, ele aguardava ansioso pelo início da festa. Integrante da equipe curitibana de esgrima e da seleção de basquete de Pinhais, ele disse que aproveita todas as oportunidades oferecidas aos deficientes. “Momentos como estes aqui hoje são ótimos para encontrarmos outras pessoas, fazermos amizades e trocarmos ideias”, comentou.

O sociólogo Manoel Negraes, deficiente visual parcial, também participou do Rally. “Vim pela aventura e também porque, pelo meu trabalho, me interesso muito pelas questões de inclusão social”, explicou. Fã dos esportes, Manoel costuma andar de bicicleta com freqüência, pelas ciclovias da cidade que levam aos parques. “Eu e a minha namorada temos uma bicicleta adaptada para duas pessoas, o que me permite pedalar”, informou.

A bordo de outro jipe estava o jornalista da Gazeta do Povo Rafael Bonfim. Cadeirante, ele assina o blog Inclusilhado, que aborda a inclusão de deficientes na sociedade. “Este rally é uma oportunidade excelente de promover a inclusão e de nos permitir a experiência da adrenalina, de irmos além de nossos limites”, comentou o jornalista.

Festa – Após duas horas de prova, começaram a chegar os primeiros jipes trazendo os passageiros com o sorriso e a alegria estampada no rosto. “Foi muito emocionante e até chorei de tanta alegria”, disse David Marques, de 20 anos, que mora no bairro Centenário.

Da mesma alegria compartilhava Renan Ferreira Batista, de 10 anos, acompanhado na trilha pela mãe e amigos. “Foi realmente muito bom passar por poças d’água e enfrentar os barrancos que davam muito mais emoção ao passeio”, comemorou.

A festa foi encerrada com uma grande confraternização na área de chegada do Parque Barigui. Aos participantes foram servidos lanche, sucos, sorvetes e muita água para refrescar.

Durante o evento houve uma emocionante apresentação musical do tenor Saulo Laucas, autista e deficiente visual. Quem passou pelo parque, também pode assistir a palestras educativas e temáticas sobre o autismo, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (31 de março), ministrada pelo neurologista pediátrico Sérgio Antoniuk.

Também estavam presentes na largada do Rally da Inclusão, o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz; as secretárias municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Educação, Liliane Sabbag; e o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Curitiba é referência brasileira em acessibilidade | Turismo Adaptado - […] 2008 a cidade organiza o Rally da Inclusão,  que reúne pessoas com diferentes tipos de deficiência. Eles participam como…

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This