Semana do Turismo da UFJF. Turismo e Acessibilidade na Zona da Mata Mineira.

por | 17 set, 2019 | Turismo Adaptado | 1 Comentário

O Curso de Turismo do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, organiza a 11ª Semana do Turismo da UFJF, a ser realizada no período de 01 a 04 de outubro de 2019, no Campus Universitário de Juiz de Fora/MG.

Considerada como o principal evento técnico-científico-profissional da área em Juiz de Fora e região da Zona da Mata Mineira, tem por objetivo qualificar a formação acadêmica interdisciplinar e ampliar os horizontes teóricos e práticos e as vivências interpessoais, por meio do compartilhamento e intercâmbios de conhecimentos e experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversos cursos de Turismo e demais das Ciências Sociais Aplicadas.

Neste ano, o debate central será construído em torno do tema “Turismo e Acessibilidade”, buscando-se visões complexas, amplas e diferenciadas, a fim de promover uma articulação entre diálogos e práticas transversais ao turismo e às mudanças sociais contemporâneas.

Ricardo Shimosakai será um dos palestrantes. A formação como turismólogo, depois como empresário do turismo, além de um permanente turista, vivenciando inúmeras experiências ao redor do mundo, serviu para reunir uma bagagem enorme para seu trabalho, que atualmente está focado em passar seu conhecimento através de consultoria, cursos e palestras.

Ricardo Shimosakai propôs à organização do evento, que fosse levado para conhecer a estrutura os atrativos turísticos do destino. Dessa forma, será possível avaliar a acessibilidade e o potencial turísticos. Será uma experiência prática muito rica para quem acompanhar a visita, pois poderá compreender as oportunidades e dificuldades do turismo acessível. Os registros em fotos e vídeos servirão também para enriquecer o curso online “Acessibilidade Funcional”, muito rico pois está baseado em experiências práticas e será lançado em breve.

Outras pessoas competentes, com atuações de destaque, estarão nesse evento para enriquecer o conteúdo e deixar uma experiência inesquecível. Confira a programação abaixo.

Programação

01/10 (terça-feira)

19 às 22h – Anfiteatro 1 ICH
Conferências “Turismo e Acessibilidade”

“Acessibilidade e Educação” – Profª Drª Eliana Ferreira – Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Educação a Distância (NGIME/FAEFID UFJF)

“Turismo é para Todos? Acessibilidade e Inclusão no Turismo” – Prof. Drª. Donária Coelho Duarte – Núcleo de Estudos em Turismo Responsável, Acessível e Sênior – Netras-All (UNB)

02/10 (quarta-feira)

14 às 17h – Salas ICH
Mini-Cursos

17 às 18h – Anfiteatro 2
Semana em Foco – NUPEDTUR / GET TURISMO

19 às 22h – Salas ICH
Mini-Cursos

19 às 22h – Salas ICH
9ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos

03/10 (quinta-feira)

14 às 18h – Anfiteatro 1 ICH

Experiências de Turismo Acessível – Atrativos e Destinos Turísticos

Secretaria de Turismo de Socorro (SP) – Acácio José Zavanella – Secretário Municipal de Turismo
Museu Histórico Nacional (RJ) – Valéria Farias – Museóloga e Leonardo Oliveira – Educador

19 às 22h – Anfiteatro 1 ICH

Experiências de Turismo Acessível – Empreendedores

Rio Acessible Tour (RJ) – Luciana Bonguardo
Turismo Adaptado (SP) Ricardo Shimosakai

22h – Black Lounge – São Pedro
Confraternização – i.Rumos Empresa Jr / CATUR

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

1 Comentário

  1. Armando Fantini

    Vamos levar a Cadeira Anfíbia “Mareia” Flex – praia&trilha

    Responder

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Siga-me no Twitter

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: