Sétima Semana Aracaju Acessível. Turismo Adaptado em pauta com Ricardo Shimosakai.

por | 9 set, 2019 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Nesta quinta-feira, 5, o deputado estadual Luciano Pimentel recebeu, em seu gabinete, o vereador Lucas Aribé, idealizador da Semana Aracaju Acessível. O evento, que está na sétima edição, terá como tema “A Arte de Incluir” e acontecerá entre os dias 15 e 22 de setembro, na capital sergipana.

O encontro, promovido desde 2013, colocará em debate a necessidade de estabelecer práticas inclusivas nos espaços de cultura, esporte, lazer e turismo. Dentro da programação, criada com base no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão, está inserido um seminário que será realizado no dia 17 e abordará diversas temáticas relacionadas à acessibilidade, a exemplo do turismo adaptado.

“Precisamos estar preparados para recepcionar bem todos os turistas. Para isso, é fundamental que os pontos turísticos e estabelecimentos comerciais do Estado garantam às pessoas com deficiência a mesma oportunidade de vivenciar as experiências que Sergipe tem a oferecer”, destaca Luciano Pimentel.

Parceria

De acordo com Lucas Aribé, um dos palestrantes do seminário será Ricardo Shimosakai, fundador da empresa Turismo Adaptado, que atua na promoção da acessibilidade e da inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.

“Essa palestra apresentará um diagnóstico de Aracaju no que diz respeito às potencialidades do turismo adaptado e a forma que ele pode ocorrer na cidade, mostrando as possibilidades de investimentos na área, pois sabemos que ainda não há uma ação significativa no município”, explica.

“Aracaju foi uma das minhas primeiras viagens depois da lesão e que fiquei cadeirante. Foi a primeira com minha família em dezembro de 2003. Nessas viagens era onde já estava nascendo minha intenção de trabalhar com turismo, decisão que foi tomada no ano seguinte”, comenta Ricardo sobre a foto da matéria.

Para Aribé, neste ponto o apoio do deputado Luciano Pimentel, atual secretário de Turismo e Desenvolvimento Social da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), pode contribuir para mudar essa realidade.

“Buscamos a parceria com o deputado uma vez que ele passou a ocupar essa função de suma importância na Unale e por ter a oportunidade de, através desse novo posto, expor a demanda trazida pelo consultor para que possamos viabilizar algum investimento no setor”, considerou.

Segundo o vereador, muito se fala da acessibilidade em relação à parte estrutural e arquitetônica, porém, ela tem possui várias dimensões como a atitudinal, que é a maneira como nos relacionamos com as pessoas. A proposta da 7ª Semana Aracaju Acessível é justamente ampliar esse olhar sobre o assunto.

Entre as variadas atividades que englobam o evento estão o passeio ciclístico “Pedalando Sem Barreiras”, o encontro da rede de leitura inclusiva, um desfile de moda e a realização de uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá na Câmara Municipal de Aracaju.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This