Torneira acessível com bica flexível. Flexibilidade é acessibilidade.

por | 30 abr, 2019 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Existem torneiras em muitos lugares. Há torneiras na cozinha, banheiro, área de serviço e onde mais precisar de uma saída de água. Dependendo do formato e de onde estão colocadas, a sua utilização pode ser bastante difícil, principalmente por pessoas com deficiência.

Para a acessibilidade, sempre é indicado torneiras com abertura em modo de alavanca. Aquelas que possuem a abertura da válvula, em formato arredondado ou muito pequena, dificulta principalmente as pessoas que não tem o movimento de pinça, que é a força e coordenação para articular os dedos. Para testar um bom sistema, tente abrir a torneira com os punhos fechados, e se conseguir com facilidade, este será uma boa opção.

Ainda existem modelos com sensores, que abrem automaticamente quando você aproxima as mãos. Por ser um sistema eletrônico, se não tiver uma boa manutenção, pode apresentar problemas. Esse tipo de torneira tem um tempo determinado que a água ficará saindo, e às vezes o tempo é muito curto, precisando acioná-la várias vezes.

Dependendo da composição entre torneira e lavabo (ou pia, tanque), isso também pode atrapalhar. Eu (Ricardo Shimosakai) tenho em minha casa, a pia do banheiro em que a louça é um pouco grande, e limita um pouco minha aproximação da torneira quando eu quero lavar o rosto, ou pegar a água com as mãos para jogar na boca e enxaguar, quando escovo os dentes.

Em alguns banheiros em shoppings centers, já encontrei lavabos onde a torneira ocupava boa parte da abertura da cuba que era pequena, e daí não conseguia colocar minha garrafinha embaixo da torneira para pegar a água.

Certo dia em uma loja de material de construção, encontrei uma torneira com um cano externo grande, arqueado parecendo um gancho. Quando fui ver, o que parecia um cano na verdade era uma mangueira. Uma delas, a mangueira ainda tinha uma certa rigidez, o que permitia você posicionar a saída de água na posição que achar melhor. Esta opção de torneira resolveria os problemas que citei acima.

Esta opção de torneira resolve os problemas citados nos parágrafos anteriores. Com a mangueira, a bica fica flexível. Dessa maneira, a dificuldade que eu tenho em aproximar o rosto da torneira, posso fazer o contrário, e aproximar a torneira do meu rosto. E no caso onde a torneira ocupava abertura da cuba, com este modelo flexível é possível liberar a abertura afastando a torneira.

É um modelo de torneira apresentado para utilização em cozinhas. Mas pensando bem, nada impede de utilizar em banheiros ou no tanque da área de serviço. É somente uma convenção ou rótulo que as pessoas costumam colocar. Uma vez que ela pode atender às suas necessidades, então vale a pena pensar fora da caixinha, como diz o ditado popular. Além disso, esta torneira também tem abertura em modo alavanca, citado no começo da matéria.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This