Vencimento do rodízio e cartão de estacionamento DeFis

por | 2 maio, 2019 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

Alguns benefícios para pessoas com deficiência relacionados ao automóvel têm validade. A isenção do rodízio de carros, aplicado em São Paulo por exemplo, tem validade de 5 anos. O cartão de estacionamento DeFis, válido em todo o território nacional, tem validade entre 3 e 5 anos, dependendo da deficiência. Ambos são suspendidos automaticamente após o vencimento e sem nenhum tipo de aviso. Portanto marque em sua agenda quando o prazo estiver perto do vencimento, senão multas irão chegar pelo correio.

Vencimento do rodízio

Foi uma surpresa para mim (Ricardo Shimosakai) receber em casa uma multa sobre a infração do rodízio de carros, praticado na cidade de São Paulo, pois eu tinha certeza de que eu era isento, e nunca tinha recebido uma multa, mesmo transitando em dias proibidos e passando por radares.

De acordo com o final de placa e dia da semana, mostrado na tabela abaixo, os veículos não poderão circular nas ruas e avenidas internas ao chamado mini-anel viário, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados.

Segundas-feiras: placas com finais 1 e 2
Terças-feiras: placas com finais 3 e 4
Quartas-feiras: placas com finais 5 e 6
Quintas-feiras: placas com finais 7 e 8
Sextas-feiras: placas com finais 9 e 0

Achei estranho, e fui buscar informações, foi então que descobri que o rodízio tem um período de validade de 5 anos. Nunca havia acontecido comigo, pois foi a primeira vez que fiquei com um carro por mais de 5 anos. Das outras vezes, quando trocava de carro, sempre fazia um novo pedido de isenção, uma vez que esta é feita para a placa do carro.

Eu já havia “infringido” várias vezes o rodízio, por isso começaram a chegar várias multas para mim. O jeito foi recorrer ao Detran, explicando a situação, foi um incômodo muito grande, mas todos os pedidos de anulação das multas foram aceitos.

Eu tinha parado de andar com o carro nos dias de rodízio, mas não sabia até quando as multas continuariam a ser enviadas. Fiz um novo pedido de isenção, porém levou um tempo. Poderia ser algo mais rápido, pois se trata de uma renovação, onde no pedido inicial eu já tinha apresentado todos os documentos, e nada havia mudado, nem meu carro e nem minha deficiência.

Quando sua isenção está válida, você pode transitar pelos locais e horários proibidos pelo rodízio de acordo com o final da placa. Seu carro será identificado pelos radares, e uma notificação irá para a central de multas. Mas ali ela terá um bloqueio eletrônico, justamente referente à isenção. Desta forma, a multa nem chega a ser registrada ou enviada para você.

Vencimento do cartão de estacionamento DeFis

No cartão de estacionamento DeFis consta a data de validade do cartão. Portanto é bom ficar atento ao vencimento, e preparar os documentos um pouco antes do vencimento.

A renovação poderá ser solicitada até 60 dias antes do término da data de validade do cartão. Prazos de validade:

I – para as pessoas com deficiência física, visual, intelectual, que tenham mobilidade reduzida, o prazo é de 5 (cinco) anos;
II – para as pessoas com mobilidade reduzida temporária, de acordo com a avaliação médica, terá validade máxima de 1 (um) ano.

O cartão DeFis dá o direito de estacionar em vagas de estacionamento reservadas à pessoas com deficiência. O adesivo azul com o símbolo de acessibilidade, muito comum em carros, não dá esse direito, ele tem só uma função informativa.

Dependendo do município, em locais onde existe zona azul (cobrança de taxa), o cartão DeFis pode isentar essa taxa também, mas em outros locais não. Em São Paulo, por exemplo, nos locais de vaga reservada com zona azul, é obrigatório o cartão DeFis e o pagamento da taxa, que agora é feito por modo eletrônico.

A verificação da autorização é feita por modo visual pelos agentes de trânsito. É orientado que o cartão seja colocado no para-brisa da frente, sem nada na frente, para que fique legível. Uma vez o cartão ficou com um pedaço de papel na frente, que voou com o vento na hora de fechar a porta. Encobriu somente uma parte, mas acabei recebendo uma multa que descrevia como se eu estivesse querendo esconder dados do cartão. Por isso, verifique depois de sair do carro, se está tudo certo com o cartão.

Já levei multas também por causa do vencimento, recorri ao Detran e também aceitaram minhas justificativas. Certa vez me perguntei por que o cartão tem validade se minha deficiência é permanente? Isso acontece porque numa sociedade onde muitos querem levar vantagem em tudo, há muitos aproveitadores, que usam o cartão de terceiros, até mesmo daqueles que já faleceram. Então a validade existe para forçar uma renovação, para constar que você está vivo e precisa deste benefício, algo parecido como a prova de vida para aposentadorias.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Renata Zambon Monteiro

    Gostaria de saber como obtenho um cartão para deficientes para ter direito a estacionar em vagas especiais nos Estados Unidos e na Europa

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Esse benefício, seja nos Estados Unidos, Europa ou Brasil só é fornecido para moradores. Então se você mora no Brasil, só pode ter o cartão do Brasil que só vale no Brasil.

      Responder

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: