Museus e Centros de Ciências Acessíveis. Um guia da América Latina e do Caribe.
Museus e Centros de Ciências Acessíveis. Com o objetivo de construir um panorama da acessi¬bilidade nesses locais, a pesquisa, realizada de julho a dezembro de 2016, enviou a mais de 400 espaços científico-culturais da região um questionário on-line, em português e espanhol, com 60 perguntas abertas e fechadas sobre a acessibilidade física, do local e do entorno, visual, auditiva e intelectual.
Esta publicação conta com a participação de 110 espaços científico-culturais que se dedicam à popu¬larização da ciência e tecnologia, [entre eles, museus e centros de ciências interativos, museus de história natural e antropologia, planetários, observatórios astronômicos, zoológicos, aquários] de dez países da América Latina e do Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Uruguai.
Museus e Centros de Ciências Acessíveis
Os museus pesquisados no Brasil, se dividem em 3 na região Centro-Oeste, 14 no Nordeste, 4 no Norte, 37 no Sudeste e 11 no Sul.
Destacamos que as informações apresentadas nesta publicação foram fornecidas pelos próprios museus e centros de ciências e que ao longo do trabalho busca¬mos valorizar os recursos de acessibilidade que eles possuem, com suas particularidades e características singulares, e não o que eles ainda não possuem. Assim, o texto de cada museu e centro de ciências está estruturado da seguinte forma: descrição, informações sobre acessibilidade da instituição e do entorno, ende¬reço, telefone, email, links para site e redes sociais e informações sobre visitação.
A acessibilidade, nesse sentindo, vai além do aspecto físico, ultrapassa a eliminação de barreiras arquitetô¬nicas e acrescenta outros aspectos de caráter comuni¬cacional, atitudinal, cognitivo e social.
A Rádio CBN comentou sobre o lançamento do guia, e teve a colaboração de Ricardo Shimosakai da Turismo Adaptado como comentarista. Ricardo comentou que a iniciativa de museus acessíveis é ótima, porém é preciso ter uma visão pela ótica do turismo. Para atrair mais pessoas, além do museu é necessário que se tenha transporte, hotéis, guias e toda a infraestrutura turística acessível, caso contrário isso acaba limitando à visitação do público local.Veja a gravação da matéria da CBN na mídia abaixo, e para baixar o guia completo, acesse o link a seguir Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América latina e do Caribe ou também acesse o site d0 MCCAC
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.